Compliance como Agente do RH do Futuro

O Compliance é uma ferramenta de gestão que serve para fomentar a atuação responsável das organizações, com condutas de cumprimento de normas internas e externas. De modo a impactar diretamente na cultura da organização e gerando valores sociais positivos. Além disso, esse modo de gestão também tem como objetivo evitar procedimentos investigatórios, afastando o processo penal, uma vez que possui normas e metodologias bem definidas, sendo capaz de evitar aplicação de sanção à pessoa jurídica ou aos responsáveis.

A implantação do COMPLIANCE é uma tarefa multidisciplinar, que deve envolver todas as áreas da empresa. O jurídico trabalhista junto com o setor de gestão de pessoas e com a alta administração devem ser os responsáveis para instituir normas e programas que garantam a efetividade do programa. Este procedimento impacta diretamente no engajamento das pessoas à adoção de condutas éticas.

É conveniente à todas as empresas, independente do seu porte, a implementação do Programa de COMPLIANCE, o qual pode ser instituído por etapas, respeitando tamanho e grau de maturidade de governança da empresa.

Acompanhe na integra:

Clique aqui e Baixe o seu e-book


Publicado por Escritório Alonso Pistun em Parceria com Ponto Mais em 01/02/2019